top of page

Orçamento Financeiro

A importância do orçamento financeiro para alcançar a independência financeira

Orçamento financeiro

Chegou a hora de tratarmos o orçamento financeiro, provavelmente a etapa mais difícil rumo à independência financeira.


O orçamento financeiro é necessário para todos nós e, para quem quer alcançar a independência financeira, podemos classificá-lo como obrigatório. Isso mesmo, deve-se elaborar o orçamento financeiro, considerando-se os rendimentos e os gastos.


Inicie o orçamento listando suas despesas mensais, comece pelas mais importantes, tais como aluguel, água, energia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer, etc. É necessário relacionar as despesas e atribuir o valor gasto com cada uma delas, para ao final somá-las. De posse do valor gasto mensal, é necessário relacionar os rendimentos, sejam eles, salário, comissões, trabalhos extras, freelance, etc. E da mesma maneira que foi feito com os gastos, deve-se somar os rendimentos.


A HORA DA VERDADE


Chega então a hora da verdade. Seus rendimentos são superiores a seus gastos? tomara que sim, e se assim for, parabéns você já está apto a iniciar seu processo de independência financeira. Mas e se a resposta for não? É o momento de refletir sobre os gastos analisando-os cautelosamente, procurando eliminar aquilo que possa ser considerado supérfluo ou desnecessário, ou reduzindo algum consumo.


Por outro lado também é válida a indagação a respeito dos rendimentos. É possível aumentá-los, seja fazendo horas extras no trabalho, seja produzindo algum serviço informal que contribua na soma? Essa reflexão poderá colaborar sensivelmente para o equilíbrio do orçamento financeiro.


* Quer mais informações sobre independência financeira, clique aqui.

 

Contabilidade para MEi ? Conte com a PRO Contábil.

1.414 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Gostei dessa ideia, vou tentar criar meu orçamento pessoal.

Like

Laura Medeiros
Laura Medeiros
Sep 19, 2023

Orçamento é importante mesmo, tem que ser disciplinada para cumprir o orçamento todos os meses, mas é bom.

Like

Patrícia Yamazaki
Patrícia Yamazaki
Sep 09, 2023

Essa é a principal maneira de se alcançar qualquer objetivo financeiro. Dá para fazer planejamento com diversos objetivos, como a compra de um carro.

Like

Martha Ribeiro
Martha Ribeiro
Sep 09, 2023

Importante mesmo. Eu ainda erro um pouco no meu orçamento mas não deixo de utilizar todos os meses.

Like
bottom of page