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"Ao enfrentar situações impossíveis, as pessoas que amam

o seu país podem mudá-lo."

Barack Obama
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Empreendedorismo

Empreendedorismo é um termo muito utilizado no âmbito empresarial, relacionando-se à criação de novas empresas ou à iniciativa de se implementar novos negócios, ou ainda à mudanças em empresas já existentes.

Você deseja iniciar o seu próprio negócio?

Sabe como identificar uma oportunidade?

Conhece o processo de planejamento de uma empresa?

Antes de iniciar um negócio ou uma atividade empreendedora, é preciso primeiro identificar uma oportunidade de negócio. Você precisa avaliar se sua ideia pode ser essa oportunidade.

Você já pensou se há diferença entre uma ideia e uma oportunidade?

Será que todas as ideias podem ser consideradas oportunidades de negócio?

Uma ideia é algo que se manifesta por inspiração e é espontânea. Está associada à criatividade, à lâmpada da genialidade.

Você pode ter várias ideias, mas nem todas podem ser colocadas em prática. Muitas até se concretizam, mas não alcançam o sucesso.

Oportunidade é uma ideia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de ser realizada com sucesso. Envolve uma análise econômica e financeira de investimentos e de retorno potencial. Está ligada à possibilidade de transformar a ideia em negócios, obtendo lucro como retorno.

Conheça a história de Marta, a seguir que exemplifica bem os conceitos de ideia e de oportunidade, como já vistos anteriormente.

Marta mora em um bairro onde muitas pessoas possuem cães, mas por serem muito ocupadas, elas não podem passear com seus animais.

Ela percebeu que essa poderia ser uma oportunidade de negócio e decidiu ser uma passeadora de cães.

Veja como isso aconteceu.

Antes, Marta tinha algumas ideias, mas não sabia se pelo menos uma delas poderia ser uma oportunidade de negócio. Ela já havia pensado até em vender alguns produtos.

E você? Também está passando por isso?

Possui várias ideias, mas não sabe qual delas pode dar certo?

Comece então por analisá-las.

Reflita e avalie se algumas de suas ideias podem se transformar em uma oportunidade de negócio. Para isso, pense nas seguintes perguntas:

 

Existem clientes que pagam para adquirir os produtos que você quer vender?

 

Quais os riscos desse negócio não dar certo?

 

Quanto vai custar?

 

Esses produtos são fáceis de serem produzidos e vendidos?

Após o levantamento das ideias, você deve seguir algumas etapas antes de planejar a abertura da sua empresa. Verifique a seguir a primeira delas.

Etapa 1: Identificar a oportunidade

O que significa:

Inicialmente, as ideias surgem, e você deverá analisar quais são seus atributos, aspectos que representam uma oportunidade de negócio, ou seja, possibilitam retorno financeiro.

Marta começou a pensar sobre o momento que estava vivendo e o que desejava para o seu futuro. Será que vender sanduíches, roupas ou bijuterias atenderiam às suas necessidades e expectativas?

Você também já pensou sobre quais são as suas necessidades e expectativas ao abrir o seu próprio negócio?

No caso de Marta, ela percebeu que ainda necessitava de mais informações que pudessem auxiliá-la nessa decisão.

Decidiu, então, procurar o Sebrae mais uma vez e buscar novas informações, agora conhecendo a opinião de especialistas no assunto.

Essa consultoria contribuiu para que Marta concluísse que deveria considerar com muita atenção os seguintes pontos:

 

motivação.

 

conhecimentos e habilidades.

 

recursos disponíveis.

 

necessidades e expectativas do mercado.

Este é o momento de se perguntar, refletir e avaliar:

 

O que gosto de fazer?

 

Quais são as áreas de atuação que me agradam?

 

Quais os meus pontos fortes?

 

O que sei fazer?

 

Que cursos já realizei?

 

Tenho a formação específica necessária para atuar nessa área?

 

Que aspectos representam em mim um diferencial competitivo?

 

 

O que já tenho para iniciar o negócio?

 

Qual o meu tempo disponível?

 

Que recursos financeiros possuo ou poderei obter?

 

Quais as possíveis fontes de recursos?

 

Disponho de outros recursos necessários, como: local, equipamentos, produtos ou técnicas de produção, pessoas para trabalhar em conjunto?

É essencial avaliar se o ambiente favorece o negócio:

 

O que eu vejo que o mercado precisa?

 

O que eu percebo que falta, ou que já existe, mas é insuficiente ou mal atendido pelo mercado atualmente?

Com essas questões em mente, Marta passou a relacionar detalhadamente as atividades que a agradavam, suas habilidades e condições do momento.

Verifique a seguir o que ela registrou.

Motivação:

Gosto de:

 

animais.

 

atendimento ao público.

 

exercícios físicos ao ar livre.

 

cozinhar.

 

bijuterias.

 

artesanato.

Conhecimentos e habilidades:

 

estudante de veterinária.

 

habilidades para lidar com animais.

 

facilidade de falar em público.

Necessidades e expectativas de mercado:

O que falta:

 

serviços que facilitem a vida das pessoas que trabalham fora, com preços acessíveis.

 

recursos disponíveis.

 

reserva financeira em poupança, da qual poderia destinar uma parte para investir no negócio.

Oportunidades de negócio:

 

pet shop.

 

loja de rações.

 

passeios com cães e gatos.

 

fabricação e venda de bijuterias.

Foi essa análise que levou Marta a desenvolver sua ideia de ser passeadora de cães.

Como ela gostava de cães e conhecia muitas pessoas em seu bairro que tinham animais de estimação, mas não podiam sair com eles para passear e se exercitar, ela passou, então, a considerar essa nova profissão.

Verifique o que mais você deve fazer para planejar o seu negócio.

Reflita sobre a seguinte pergunta: Qual a sua opinião sobre os conceitos de ideia e de oportunidade? Preencha as lacunas:

 não é necessariamente oportunidade de negócio, é algo que se manifesta por inspiração e é espontâneo.

 é uma ideia trabalhada, analisada e calculada.

2

Ao longo deste módulo, você vai conhecer como avaliar previamente as oportunidades para o planejamento do seu negócio.

Você acompanhou como Marta decidiu iniciar uma atividade empreendedora. Ela tinha várias ideias, mas precisava identificar uma oportunidade de negócio.

Percebeu quantos conhecimentos já foram construídos por meio da história da Marta? Saiba, então, qual é o próximo passo a ser dado.

Etapa 2: Avaliar previamente as oportunidades

O que significa:

Na atividade anterior, você descreveu aspectos relacionados às suas características pessoais, às necessidades e expectativas do mercado e aos recursos disponíveis.

Assim como Marta, suponha que você foi capaz de identificar algumas oportunidades de negócio. Qual delas você deve escolher?

Acompanhe quais foram os critérios adotados por Marta que poderão auxiliá-lo:

1. Pesquisa sobre o mercado e tendências.

2. Características da cidade em que mora.

3. Locais adequados para a instalação do negócio.

4. Linhas de financiamento disponíveis.

5. Contatos que possui.

6. Feiras comerciais a visitar.

Verifique como Marta pôde avaliar melhor a oportunidade identificada: Você se lembra que uma das atividades que ela gosta de praticar são os exercícios físicos ao ar livre? Como todas as manhãs ela saía para fazer sua caminhada, começou a observar o bairro onde morava.

Marta passou por uma banca e viu uma manchete. A reportagem destacava a necessidade de conhecer detalhadamente o cenário no qual o mercado está inserido. Ela sabia que precisava de maiores informações para avaliar previamente o mercado em que gostaria de atuar.

Começou, então, a pensar onde mais poderia consegui-las. Comprou um jornal, sentou-se em uma praça e começou a ler a reportagem.

Marta entendeu que seria importante avaliar os tópicos a seguir.

Concorrência

Pesquise e analise o máximo de informações sobre a concorrência:

 

Quem são os concorrentes?

 

Quantos são?

 

Onde estão localizados?

 

Por que são fortes no mercado?

 

Quais são os diferenciais competitivos que eles oferecem?

Fornecedores

Pesquise e avalie o máximo de informações sobre os fornecedores:

 

Quem serão seus fornecedores?

 

Onde estão localizados?

 

Exigem lotes mínimos de compra?

 

Quais são as responsabilidades assumidas por tais empresas pela qualidade dos produtos e/ou serviços prestados?

Colaboradores

Pesquise e avalie o máximo de informações sobre os colaboradores:

 

Quantas pessoas deverão trabalhar na empresa, e em quais funções?

 

Que conhecimentos e habilidades serão necessários para o bom desempenho de cada função?

 

Há mão de obra qualificada na região?

 

Qual o custo da mão de obra?

Necessidades e expectativas do público-alvo

Pesquise e avalie as necessidades e expectativas do mercado:

 

Que público pretende atingir?

 

Quais as suas características?

 

O que levaria os clientes a comprar seus produtos e serviços?

 

Quais os fatores decisivos para a compra?

 

O que os clientes desse negócio esperam?

Estratégia inicial para o negócio

Após a análise de cada um desses fatores, é chegada a hora de decidir as estratégias iniciais do negócio:

 

Como será feita a venda do produto?

 

Como será a divulgação?

 

Como serão as entregas?

 

Que investimento isso representa?

Marta estava ficando cada vez mais entusiasmada com sua ideia e pensava em novas possibilidades. Poderia até mesmo chamar sua irmã para ajudá-la, já que ela também costuma levantar cedo, é divertida e gosta de animais. Poderia ser uma excelente colaboradora para o seu negócio inicial.

No caminho de volta para casa, fez uma pesquisa na vizinhança. Conversou com alguns moradores, empregados de prédios, porteiros, domésticas.

Marta queria saber se eles gostariam que outra pessoa passeasse com seus cães e também que motivos os levariam a utilizar o serviço: por morarem sozinhas, por trabalharem o dia todo, ou até mesmo por não poderem andar durante muito tempo devido a problemas de saúde.

No caminho, ela viu também diversas pessoas acompanhadas de seus animais de estimação.

Notou que muitas gostavam de utilizar roupas e acessórios diferentes em seus animais. Isso chamou sua atenção.

Depois da caminhada, Marta foi visitar alguns pet shops, que poderiam ser bons locais para descobrir um pouco mais sobre os cuidados que os donos têm com seus animais. Conversou com colaboradores e proprietários dos lugares e procurou saber se havia algum cliente da loja interessado em serviço de passeio com cães.

Os proprietários dos estabelecimentos gostaram da possibilidade de oferecer mais esse serviço a seus clientes e até sugeriram uma provável parceria com Marta.

Com essas informações, Marta estava preparada para decidir sobre o negócio que abriria e, então, começar a realizar o planejamento.

Marta aprendeu que, para abrir o negócio que desejava, precisava inicialmente identificar a oportunidade e, em seguida, avaliá-la previamente.

Agora, ela está preparada para passar para a próxima etapa: decidir e planejar.

Você também já avaliou previamente as suas oportunidades. Continue navegando neste curso e saiba como prosseguir.

O que o empreendedor precisa é avaliar e decidir qual oportunidade, conforme as informações levantadas na etapa anterior, representa o maior potencial para aquilo que se pretende.

Etapa 3: Decidir e planejar

O que significa:

Com base nas informações obtidas, você decidirá em qual oportunidade avaliada vai investir. Esse momento não é ainda a abertura da empresa, e sim a decisão de realizar o planejamento todo e estruturar seu Plano de Negócios.

Marta interessou-se pelo assunto e pesquisou sobre o conceito de Plano de Negócios.

“E o que é o Plano de Negócios?”

Plano de Negócios é uma ferramenta de planejamento utilizada para buscar parâmetros, organizar, avaliar e decidir como será estruturado o negócio escolhido por você.

O Plano de Negócios auxilia o empreendedor na definição de metas e estratégias e, especialmente, permite uma visão global, clara e realista sobre tal oportunidade de negócio.

Você deve estar se perguntando: Eu devo necessariamente realizar um planejamento para o meu negócio?

É importante ter conhecimento de que, com o planejamento, você saberá o caminho a ser percorrido, ou seja, como, quando e para onde pretende caminhar. Se você não analisar antecipadamente essas questões, certamente o risco de o negócio não dar certo é muito maior.

Essas também eram as orientações de que Marta precisava para abrir o seu negócio.

Ao procurar uma consultoria do Sebrae, ela obteve algumas informações sobre a importância de se planejar.

Verifique a seguir quais foram essas informações.

Avaliar a viabilidade da oportunidade

Não basta identificar uma oportunidade de negócio. O planejamento vai avaliar se a oportunidade é viável e se é possível proporcionar o retorno esperado.

Minimizar os riscos

Um bom planejamento pode prever possíveis problemas e trazer um melhor entendimento dos riscos a que a futura empresa está sujeita, possibilitando identificar estratégias para prevenir ou minimizar tais fatores.

Identificar e definir estratégias

Ao levantar o maior número possível de informações sobre o mercado, como clientes, concorrentes e fornecedores, você pode definir a melhor estratégia para o seu negócio.

Definir metas

Com o planejamento, você pode determinar as metas para o seu negócio. É como um guia para o empreendedor, em que são traçados os caminhos a serem seguidos para o alcance dos objetivos.

Lembre-se!
Planejar exige comprometimento no levantamento e análise das informações. Ser persistente e responsável nas decisões torna o empreendedor mais preparado para atuar no mercado.

As ideias de Marta quanto ao negócio que ela pretendia abrir precisavam ser estruturadas. Era necessário aprofundar-se sobre o assunto e conhecer as características do negócio que havia escolhido.

Para isso, matriculou-se em um curso no qual obteria informações importantes sobre como realizar o planejamento de uma empresa.

Verifique a seguir quais foram os temas abordados.

Descrição do negócio

 

Qual é a história da empresa?

 

Qual é o quadro de constituição dos sócios?

 

Os sócios possuem experiência?

 

Qual é o patrimônio da empresa?

 

A missão e a visão da empresa foram traçadas?

Clientes

 

Quem e quantos são os clientes?

 

Qual é o perfil e quais são as características deles?

 

Qual é o potencial de compra deles?

 

Onde estão localizados?

 

Quais são suas necessidades e desejos?

Concorrentes

 

Quais são os concorrentes diretos e indiretos?

 

Onde estão localizados?

 

Quais são as vantagens e as desvantagens em relação à minha empresa?

 

Qual é a posição deles no mercado?

 

Qual é o diferencial deles para os clientes?

 

Qual é o poder deles de barganha?

Fornecedores

 

Que produtos e serviços oferecerão?

 

Quem são os fornecedores, quantos são e quais são as suas características?

 

Onde estão localizados?

 

Existem fornecedores alternativos?

 

Quais as condições de pagamento oferecidas e as possibilidades de negociação?

Descrição dos produtos e serviços

 

Que produtos e/ou serviços a empresa oferecerá ao mercado?

 

Quais são suas características e especificações técnicas?

 

Quais produtos e serviços adicionais a empresa poderá oferecer?

Localização

 

Como é a distribuição dos clientes em relação ao meu ponto?

 

Quais são as facilidades de fornecimento?

 

Como é o acesso dos fornecedores ao local da empresa?

 

Há acesso fácil e estacionamento para clientes?

 

Quais os benefícios e desvantagens do ponto?

Método de produção

 

Que máquinas, equipamentos e móveis serão fundamentais?

 

O layout necessário foi analisado?

 

Quais serão as etapas do trabalho a realizar?

 

Qual será o padrão de qualidade?

Determinação de preços

 

Qual é o custo dos produtos e serviços e da manutenção da estrutura da empresa?

 

Como é feito o levantamento e a comparação com o mercado?

 

Como é a percepção dos consumidores?

Marketing

 

Qual é o plano de marketing?

 

Qual é a força de vendas da empresa?

 

Qual é a estratégia promocional mais adequada?

Planejamento financeiro

 

De que forma será organizado o fluxo de caixa?

 

Como será o controle de contas a pagar e a receber?

 

Como serão apurados os custos?

 

Como será investido o capital da empresa?

 

Qual o orçamento de caixa para o próximo ano?

Definição de metas

 

Quais as metas da empresa para 1, 5 e 10 anos?

 

Quais as metas de produção e vendas?

 

Quais as metas pessoais do empreendedor?

Marta percorreu todo o caminho para identificar uma oportunidade de negócio, avaliá-la e, em seguida, planejar a abertura da sua empresa.

Por meio das análises feitas, Marta chegou à conclusão de que, para ela, ser uma passeadora de cães era a melhor opção.

A ideia era uma excelente oportunidade, pois as informações que obteve com as pesquisas demonstraram que o negócio era viável, em razão da aceitação do mercado, das pessoas dispostas a pagar pelos serviços, da possibilidade de parcerias e de expansão futura. E o melhor: Marta vai fazer o que gosta, pois adora animais!

Agora, o próximo passo será a elaboração do Plano de Negócios, porém, ela necessitará de mais informações para iniciar o processo de planejamento da sua empresa. Marta investe muito em seus cursos e aperfeiçoamentos, faça o mesmo para obter sucesso no seu negócio.