PET SHOP'S
Pet Shop ou loja de animais é o nome dado a um estabelecimento comercial especializado em vender animais, geralmente filhotes, destinados a serem animais de estimação, bem como alimentos, acessórios e artigos para entusiastas, além de oferecer serviços de embelezamento como banho, tosa e perfumaria.
Os animais de estimação são animais domésticos que convivem com as pessoas por questões de companheirismo e divertimento, desenvolvendo-se assim um processo de adaptação entre as pessoas e os animais. Na atualidade muitos donos de animais de estimação consideram que eles necessitam de cuidados específicos. Para suprir a demanda por produtos e serviços para animais de estimação - principalmente, cães, gatos, aves e peixes, surgiram as Lojas de Animais – Pet Shops.
O mercado pet é uma boa opção de negócio para aqueles que, além de empreendedores, são apaixonados por animais ou ao menos entendem a conexão entre seus donos e bichos de estimação. Um dos maiores fatores de sucesso deste segmento é a forte união entre os “mascotes” e seus donos.
O setor foi impulsionado, principalmente, devido ao investimento das indústrias de rações em publicidade e aprimoramento dos canais de distribuição. O Brasil é o segundo país com a maior população de pets do mundo. A ração industrializada, que era um privilégio de animais de pessoas das classes A e B, passou também a ser consumida pela classe C.
Os principais serviços oferecidos são:
- serviços veterinários;
- serviços relacionados aos cuidados com o animal, principalmente banho e tosa, que compreende todo o conjuto de cuidados com a higiene e assepsia dos animais, assim como vários tratamentos estéticos pelos quais a aparência do animal é melhorada para atender os desejos do proprietário;
- serviços de hospedagem;
- venda de rações e outros produtos alimentícios, casinhas, caminhas, roupas, brinquedos e diversos acessórios.
É de suma importância oferecer um bom atendimento, observando-se sempre que o consumidor quer comprar produtos com preço justo e ser atendido dentro de suas expectativas, relacionadas aos cuidados com seu animal de estimação, que estão cada vez maiores devido à facilidade de comparar o seu negócio com o do concorrente. Portanto, superar as expectativas dele em relação ao atendimento e a experiência de compra é um fator de peso para a fidelização de clientes.
Sobre a formalização, é necessário proceder-se ao registro da empresa na Junta Comercial da unidade federativa (UF) correspondente; à inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), administrado pela Receita Federal do Brasil (RFB); à inscrição no cadastro de contribuintes do iCMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) administrada pela Secretaria da Fazenda da unidade federativa (UF) correspondente, denominada Inscrição Estadual (iE); além da inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) da Prefeitura Municipal, normalmente denominada "Inscrição Municipal". Conte com a PRO Contábil para formalizar-se.