GASTRONOMIA
Alimentação compreende os estabelecimentos comerciais especializados em fornecer comida pronta para consumo, composto pelos Restaurantes, onde são servidas refeições dos mais variados tipos e sabores, além de bebidas, acompanhamentos e sobremesas; Lanchonetes, que são estabelecimentos comerciais populares especializados em pequenas refeições rápidas, lanches e sanduíches mesmo fora do horário normal das refeições; Bares, que são os estabelecimentos comerciais onde se consomem bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cafés, chás e alguns alimentos como petiscos, sanduíches, porções, entre outros; Pizzarias, que são estabelecimentos, normalmente caracterizados como restaurantes, cuja especialidade é a venda de pizzas, e que também costumam oferecer serviço de entrega em domicílio.
Geralmente um restaurante é composto por dois espaços principais: um salão e uma cozinha. No salão estão as mesas e cadeiras que atendem os clientes, e também há um lugar onde os garçons realizam as atividades administrativas e comunicam os pedidos à cozinha. Já a cozinha é o espaço onde os empregados de diferentes categorias realizam os pratos classificados de acordo com as possibilidades do cardápio do estabelecimento.
O Bar tem um elemento característico na qual é dado o seu nome. Trata-se do balcão do bar, um pequeno muro, mais ou menos na altura do tórax, sobre a qual está disposta uma tábua longa onde as bebidas são servidas e todos os pedidos dos clientes.
A pizza chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. No início era comum encontrá-las somente nos redutos e colônias italianas. Hoje as pizzarias estão espalhadas por todo país e em diversos formatos. Existe desde a pizzaria da esquina que vende fatias até a pizzaria sofisticada, em região nobre, que oferece uma diversidade maior de massas com ingredientes nobres.
Nos últimos anos o mercado de alimentação (também chamado de food service) tem se transformado num ambiente altamente competitivo, compreendendo novas receitas, novos ingredientes, além de novas formas de atendimento ao consumidor. Nesse contexto o consumidor busca cada vez mais por informações relevantes e pesquisam na internet em busca de informações a respeito dos estabelecimentos e opinião de quem já provou os produtos. Isso provoca uma necessidade dos estabelecimentos atenderem às expectativas dos consumidores, demonstrando conhecimento sobre os produtos oferecidos e saber como apresentá-los.
Sobre a formalização, é necessário proceder-se ao registro da empresa na Junta Comercial da unidade federativa (UF) correspondente; à inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), administrado pela Receita Federal do Brasil (RFB); à inscrição no cadastro de contribuintes do iCMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) administrada pela Secretaria da Fazenda da unidade federativa (UF) correspondente, denominada Inscrição Estadual (iE); além da inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) da Prefeitura Municipal, normalmente denominada "Inscrição Municipal". Conte com a PRO Contábil para formalizar-se.