Cresce o número de CNPJ’s no primeiro semestre

Foram 1,4 milhão de novos CNPJ’s



No primeiro semestre de 2020 cresceu o número de CNPJ’s em todo território nacional. Foram 1,4 milhão de novos CNPJ’s cadastrados, de acordo com pesquisa da empresa proScore, empresa especializada em análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas, com sede em São Paulo.

A liberação do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal durante o período de quarentena colaborou para o resultado apontado na pesquisa, pois segundo os pesquisadores muitos autônomos informais se propuseram a formalizar-se e, por conseqüência cadastraram-se no CNPJ.

O CNPJ é o Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, e é administrado pela Receita Federal do Brasil. Nele constam informações sobre o nome da empresa; sua data de abertura, o nome fantasia, a descrição das atividades econômicas desenvolvidas pela pessoa jurídica, além do endereço completo da respectiva pessoa jurídica.


Outro fator que colaborou com a expansão do número de CNPJ’s foi a contínua e crescente alteração nas relações trabalhistas, caracterizada pela contratação de colaboradores sem o vínculo trabalhista, adotada pelas empresas atualmente.

A pesquisa revela que as atividades que mais se destacaram foram as relacionadas ao comércio varejista de roupas e acessórios do vestuário, cabeleireiras independentes e salões de beleza, e promotores de vendas.

Se você é autônomo, conte com a PRO Contábil para formalizar-se e obter um CNPJ.


 

PRO Contábil - Contabilidade Profissional


480 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo