top of page

Empréstimo para um negócio

Atualizado: 7 de ago. de 2020

Antes de tomar um empréstimo para seu negócio, é importante analisar qual a real necessidade. Em muitos casos, a necessidade de capital de giro tem origem na má gestão e no desequilíbrio entre contas a pagar e a receber.



Empréstimo para Capital de Giro - É uma operação de crédito de curto prazo (normalmente até 180 dias), que se destina à cobertura de recursos para arcar com suas despesas de custos fixos e variáveis, para garantir que a empresa continue funcionando enquanto os investimentos ainda não geraram retorno, os clientes que compraram a prazo ainda não pagaram suas faturas, ou, quando as vendas estão baixas e seus retornos não são suficientes para cobrir todas as despesas da empresa.


Essas operações são vinculadas a um contrato específico que estabeleça prazo, taxas, valores e garantias necessárias, exigidas pelo agente credor. Fique atento ao custo total da operação, considerando-se os juros, iOF (Imposto sobre Operações Financeiras), e tarifas cobradas. Analise o impacto das prestações assumidas no fluxo de caixa da empresa, e os riscos e a capacidade de pagamento do empréstimo.


A partir da tomada de recursos para Capital de Giro, é importantíssimo melhorar práticas em outras áreas da empresa como, escassez de registros gerenciais e de informações que levam a descontroles financeiros, ou falhas na análise de custos de mercadorias/serviços vendida(o)s.


 

Contabilidade em Mogi das Cruzes ? Conte com a PRO Contábil.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page