top of page

20 de Junho - Dia do Vigilante

Atualizado: 18 de ago. de 2020


Vigilante é o profissional que protege patrimônios ou pessoas, em estabelecimentos públicos ou privados. Suas principais funções são:


- Vigiar e proteger pessoas e bens em locais de acesso vedado e condicionado ao público, bem como prevenir a prática de crimes.


- Controlar a entrada, presença e saída de pessoas nos locais de acesso vedado ou condicionado ao público.


- Efetuar o transporte, o tratamento e a distribuição de valores.


- Operar as centrais de recepção e monitorização de alarme.


A profissão de vigilante é essencial para a sociedade, pois sem ela, seria difícil manter-se a ordem em variados ambientes de convívio social. Em nossa sociedade, que ainda carece de medidas de contingência de crimes, o profissional da área de segurança exerce um tem o papel fundamental de zelar pelo bem-estar de todos.


O exercício da profissão requer aprovação em curso de formação de vigilante, realizado por empresa devidamente autorizada, além de aptidão de saúde e psicológica. É obrigatório não ter antecedentes criminais registrados, e estar quite com as obrigações eleitorais e militares.


Para o exercício da profissão de vigilante requer prévio registro no Departamento de Polícia Federal.


São característica imprescindíveis ao profissional vigilante, desenvolver os sentidos de responsabilidade e honestidade; ter capacidade de decisão; zelar pela imagem e boa apresentação; ser educado e cordial; e ter facilidade para comunicar-se.


Vigilantes exercem suas atividades em variados locais e estabelecimentos públicos e privados, tais como: repartições públicas; escolas; hospitais; instituições financeiras; indústrias; shoping centers; supermercados; grandes magazines, etc.


Cabe ressaltar que a profissão envolve diversos riscos, inerentes ao exercício da atividade, dentre eles o risco de morte.


Apesar das dificuldades, nosso reconhecimento aos profissionais que atuam nessa área!


Leia mais sobre Empresas de Vigilância


 

Contabilidade em Mogi das Cruzes ? Conte com a PRO Contábil.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hora Extra

bottom of page