top of page

Pintor profissional

Pintor, em construção civil e decoração, é o profissional responsável pela proteção e decoração de paredes e outras superfícies mediante aplicação de tinta. Analisa, planeja e realiza serviços de pintura imobiliária com a finalidade de proteção, renovação, embelezamento e limpeza, empregando técnicas adequadas aos diversos tipos de substratos e produtos.


A aplicação de tintas na construção, têm como proposito melhorar os aspetos estéticos dos edifícios, e a sua proteção contra os efeitos da água, corrosão, fungos, observando-se padrões de qualidade observando-se especificações técnicas dos fabricantes dos produtos.



Atualmente os pintores de construção civil, desenvolvem a sua profissão em algumas áreas específicas como: Pintura de exteriores; Pintura de interiores; Pintura decorativa. O mercado para quem trabalha com serviços de pintura é bastante amplo e não se limita apenas às residências. Podem ser atendidos condomínios, empresas, escolas, bancos, entre outros.


O pintor pode ser MEi ?


Sim, a atividade de pintura em construção civil pode ser enquadrada como MEi. O código da atividade econômica (CNAE) é 4330-4/04 Serviços de pintura de edifícios em geral. Esta subclasse compreende:


- os serviços de pintura, interior e exterior, em edificações de qualquer tipo; e


- os serviços de pintura em obras de engenharia civil.


Entrtanto, não compreende:


- a sinalização com pintura em rodovias e aeroportos (4211-1/02);


- a sinalização com pintura em vias urbanas, ruas e locais para estacionamento de veículos (4213-8/00);


- os serviços de acabamento em gesso e estuque (4330-4/03);


- a colocação de papéis de parede (4330-4/05);


- a aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores (4330-4/05);


No mercado existem inúmeras empresas que desenvolvem a atividade de pintura de construção civil. A grande maioria destas empresas são empresas multisserviços de construção.


Se você pretende formalizar-se como MEi na atividade de Pintura de edifícios em geral, Conte com a PRO Contábil. Acesse www.procontabil.pro.br


Leia mais sobre o MEi. Outras atividades permitidas ao MEi.





473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hora Extra

bottom of page